Carlos Filipe Oliveira

Como poupar na conta da eletricidade

31.10.2022
Outros

Gestos simples podem fazer toda a diferença na hora de poupar eletricidade.


Com a inflação a subir os comportamentos de poupança ganham ainda mais importância. Poupar eletricidade em casa vai ajudar não só para a melhoria do orçamento familiar, mas também contribuir para um mundo mais sustentável. Confira oito dicas para poupar na conta da eletricidade.
 

  1. EVITAR TER AS LUZES LIGADAS

Aproveite ao máximo a luz solar, porque a iluminação é responsável por grande parte dos gastos de eletricidade nas habitações. Pintar as paredes e o teto com cores claras reflete melhor a luz, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.

  1. GARANTIR UM BOM ISOLAMENTO DA CASA

Procure calafetar portas e janelas, isolar paredes, tetos e pavimentos, porque mais de metade da energia dos sistemas de aquecimento é desperdiçada ao escapar por estas zonas.

  1. OPTAR POR EQUIPAMENTOS COM UM CONSUMO DE ENERGIA MAIS EFICIENTE

Para a mesma capacidade e características, um aparelho classificado como “A+++” é considerado o mais eficiente. É importante analisar a etiqueta energética dos equipamentos que vai comprar, sendo que os mais eficazes em termos de poupança energética costumam exigir um investimento inicial maior, mas acabam por compensar ao longo do tempo na fatura da eletricidade. A classe energética A é a mais eficiente, enquanto a classe energética G é a menos eficiente.


  1. SUBSTITUIR AS LÂMPADAS INCANDESCENTES POR OUTRAS MAIS ECONÓMICAS

A poupança pode chegar a atingir 80% da energia elétrica. As lâmpadas LED permitem economizar até 90% da eletricidade, o que se reflete numa poupança anual de cerca de 8€ por cada lâmpada, de acordo com os dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

  1. DESLIGAR OS EQUIPAMENTOS NO BOTÃO E NÃO APENAS NO COMANDO

Os aparelhos em modo stand-by continuam a gastar energia. A ERSE estima que desligar os equipamentos no botão ou na tomada leva à poupança de aproximadamente 60€/ano. Pode também optar por comprar uma tomada múltipla inteligente, que possa ser controlada de forma remota, de forma a simplificar o processo. Evite ter o PC ligado, por exemplo durante a noite, para contornar alguns gastos desnecessários. O mesmo acontece com o telemóvel, deve retirá-lo da corrente assim que atinja os 100% de bateria. Deixar o telemóvel a carregar durante a noite, vai aumentar a conta da luz.

  1. EVITAR ABRIR DESNECESSARIAMENTE A PORTA DO FRIGORÍFICO

Este é o eletrodoméstico que consome mais energia. Por isso quando abrir a porta faça-o o mais rapidamente possível e tente retirar tudo o que necessita do frigorífico de uma só vez. Verifique também periodicamente o estado das borrachas. Evite igualmente baixar demasiado a temperatura.

  1. RENTABILIZAR A UTILIZAÇÃO DAS MÁQUINAS

Quando for lavar roupa ou loiça, utilize as máquinas com a carga completa e dê preferência aos programas “eco”, mais longos, mas com menores consumos de energia e de água. Utilize as máquinas, sempre que puder, com a carga completa e no caso da roupa opte por um programa de baixa temperatura. Caso a sua tarifa seja bi-horária, aproveite os horários mais económicos. Para saber a melhor hora pode consultar diretamente a fatura da eletricidade ou contactar diretamente a sua fornecedora de energia. Na hora de estender a roupa prefira sempre o estendal em vez da máquina de secar roupa.

  1. ENVIAR LEITURAS DO CONTATOR DE ELETRICIDADE

É importante enviar leituras do contador elétrico regularmente ao fornecedor de eletricidade através de telefone, email ou área de cliente, porque esta é uma forma de saber exatamente quanta energia foi consumida.

Se precisar de ajuda para resolver questões mais complexas tem os intermediários de crédito da MaxFinance à disposição para lhe dar a conhecer soluções para uma maior poupança no orçamento familiar.

share